Economia

Mau tempo prejudica produção de vinho na Região Central em 2016

daniel fraga

"

Problemas relacionados ao clima no final do ano passado, devem causar queda na produção de vinho e suco de uva neste ano na Região Central. Até dezembro, 140 mil litros devem ser produzidos. É aproximadamente 20% menos que em 2015. Para 2017, a expectativa é de produzir 200 mil litros.

As estimativas são do professor Carlos Eugênio Daudt, enólogo e engenheiro agrônomo, que prevê que período de La Niña favorecerá o setor no ano que vem após o El Ninõ ter prejudicado as videiras para 2016.

Dia do Vinho também será celebrado na região central do Estado

¿A uva é uma fruta muito sensível ao clima, principalmente a uva de qualidade. Aqui na região, de 15 de dezembro até a metade de março, a videira precisa com enfrentar muita chuva e menos luz do que deveria. E esse ano foi assim, à noite não baixava a temperatura e a umidade foi muito grande¿, explicou Daudt.

O desenvolvimento da produção na região é recente, vem se crescendo principalmente nos últimos 25 anos. A grande maioria é de vinho comum, o chamado vinho de mesa.

Festival de Silveira Martins terá shows e comida italiana de sexta a domingo

Segundo o professor, há pelo menos seis vinícolas registradas na região. Santa Maria, Itaara, Dilermando de Aguiar e municípios da Quarta Colônia são alguns dos que mais produzem no centro do Estado. No entanto, outras cidades têm produtores não registrados ganhando espaço e abrindo associações também do chamado Vale Central.

Para Daudt, a maior dificuldade enfrentada pelos produtores é adequar a produção às características do terreno, já que a região tem uma grande variedade de solos e relevos. Até hoje, usa-se muita uva vinda de outras regiões, como Serra e Fronteira, mas a expectativa é de que estudos e pesquisas permitam uma variação dos tipos plantados aqui e do vinho produzido.

As atividades do Dia do Vinho também incluem a Região Central. Em 4 de julho, o Di Paolo Quarta Colônia oferecerá degustação de vinho de vinícolas locais. Entre as variedades estão cabernet sauvignon e merlot, de uvas tintas, e chardonnay e sauvignon blanc, de uvas brancas.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

 Começa o 2º Startup Weekend em Santa Maria

Próximo

Casa popular entregue em abril já é ofertada ilegalmente para venda por R$ 40 mil em Santa Maria

Economia